Como são calculadas as taxas de transação da rede

0
386

Ao contrário do que muitos pensam, as taxas não são cobradas sobre um percentual do valor da transação. Pode acontecer de uma transação alta pagar menos taxa do que uma de menor valor. Isso acontece porque as taxas são calculadas de acordo com o tamanho da transação.

Se você leu este meu artigo, você já sabe que em um bloco de 1mb cabem aproximadamente 2000 transações. Logo, cada transação pesa em torno de 500 bytes. As transações de bitcoins são como cheques preenchidos. Quando você recebe uma transação (supondo 1 bitcoin), você não pode enviar 0,3 desse bitcoin para outro endereço e ficar com 0,7 bitcoin sem movimento, você deve reenviar esse 1 bitcoin inteiro. Entretanto, o que você pode fazer é enviar 0,3 desse bitcoin para o destinatário e na mesma transação utilizar 0,7 bitcoin para reenviar a você mesmo. Na prática a pessoa receberá 0,3 bitcoin e você ficará com 0,7 bitcoin. Essa operação é realizada de forma automática pela sua carteira, por isso você nem nota.

 

Logo, essa transação terá uma entrada (1 bitcoin) e duas saídas (0,3 para o destinatário e 0,7 para você mesmo). Essas informações pesam no arquivo da transferência, logo ela vai ocupar um espaço maior no bloco do que uma transação que só tenha uma entrada e uma saída.

Agora imagine que você quer fazer uma transação de 0,1 bitcoin, porém para isso precise juntar 5 entradas de valores diferentes que somem 0,1 bitcoin e saídas que somem 0,1 bitcoin. Mesmo que o valor da transação (0,1 bitcoin) seja inferior ao da transação anterior (0,3 bitcoin), a transação atual ocupará mais espaço no bloco e consequentemente custará mais caro.

Comparativo entre valor da taxa e tempo para transação ser confirmada

Assim, como a taxa é paga em bitcoins (satoshis, a menor unidade de medida de bitcoin) para o minerador, você pode calcular ela em satoshis/bytes (sat/byte). O site bitcoinfees.21.co (imagem acima) permite ter uma estimativa de tempo que sua transação demorará para ser completada.

As Hardware Wallets permitem que você selecione automaticamente (estimativa) ou manualmente o preço da taxa que você deseja pagar. Além disso, elas são compatíveis com a SegWit, que tendem a deixar suas transações mais leves.

Portanto, se você não tem pressa para enviar uma transação, e deseja esperar que ela confirme entre 1–30 blocos (0–360 minutos), você poderá pagar entre 31 e 40 sat/byte. Para uma transação de 500 bytes, isso equivaleria a 0,000155 e 0,0002btc. Porém, se você estivesse com muita pressa e gostaria que ela confirmasse no próximo bloco (0–30 minutos), você deveria pagar entre 251–260 sat/byte, que equivaleria a 0,001255 e 0,0013btc pela transação.

Porém, imagina que você fez uma transação com uma taxa muito baixa e ela está demorando muito tempo para confirmar. Há como acelerar a transação. Uma parte da transação que está demorando para confirmar está voltando para você (o troco de 0,7 bitcoin do primeiro exemplo). Logo, se você quiser gastar esse 0,7 bitcoin, obrigatoriamente a transação anterior deve ser confirmada. Portanto, se você realizar uma nova transação (mesmo que para um novo endereço da sua própria carteira) com uma taxa alta, é provável que a transação trancada confirme mais rápido, pois o minerador vai ter mais interesse nas suas taxas. O problema disso seria se por acaso você fizesse uma nova transação e não utilizasse o troco (0,7 bitcoin) mas outra parte do seu saldo. Nesse caso, o melhor a fazer seria utilizar o saldo inteiro da carteira para fazer uma transação a você mesmo, pois nesse caso obrigatoriamente o troco seria usado.

Assim, para economizar nas transações, é importante usar endereços SegWit (Hardware Wallets por exemplo), pois as transações são mais leves, e, portanto, mais baratas que transações convencionais utilizadas pela maioria das carteiras online e para celular, além de que você estará protegendo muito melhor seus fundos.

 

Texto de Otavio Bonder.