O que são chaves pública e privada

0
589

Todo endereço de bitcoin corresponde a uma chave pública e uma privada. Você já deve ter ouvido que somente se você tem o controle da chave privada, você tem o controle dos seus bitcoin. Isso é verdade. Como já referi anteriormente, se você não controla sua chave privada, os bitcoins não são seus. Por isso deixar bitcoins em exchanges não lhe garantem que o bitcoin é seu, e, no caso de um fork (e split) quem decide se vai lhe dar ou não os bitcoins resultantes da divisão é a exchange.

A chave privada é uma combinação de letras e números que lhe permitem gastar os bitcoins de um endereço e a chave pública uma combinação de letras e números, derivados da chave privada, que geram endereços para receber bitcoins.

Imaginem uma caixa de vidro, como acima. Os bitcoins estão dentro dessa caixa de vidro. A caixa de vidro seria o endereço bitcoin de vocês. Se vocês derem o endereço para alguém (que é derivado da chave pública), essa pessoa consegue ver o saldo disponível no endereço (no exemplo 2 bitcoins), porém não consegue abrir a caixa e retirar os bitcoins de dentro. A chave privada seria a chave do cadeado para abrir a caixa e resgatar os bitcoins.

Podemos ver acima um exemplo de um endereço (à esquerda) e a chave privada deste endereço (à direita).

Há uma confusão em achar que um endereço de bitcoin é a chave pública. Na verdade não é, mas estão correlacionados. O endereço é derivado da chave pública, e a chave pública é uma combinação de letras e números que gera o seu endereço. Cada endereço tem a sua chave privada e a sua chave pública.

A chave privada, entretanto, é uma chave pessoal e que lhe da o direito de gastar os bitcoins do endereço correspondente à ela. Numa carteira moderna você possui vários endereços, o mesmo número de chaves privadas e chaves públicas. A carteira faz automaticamente o gerenciamento das chaves para você, necessitando somente guardar a seed (o backup da carteira, 12 ou 24 palavras).

Se você armazenar seus bitcoins numa exchange ou carteira online, a posse da chave privada fica com eles, sendo que, portanto, eles que tem o controle sobre seus bitcoins. Por isso não é recomendável armazenar bitcoins em exchanges ou carteiras online.

Além disso, só é dono dos bitcoins quem provar que possui a chave privada daqueles bitcoins. Logo, num evento como um split (como o do Bitcoin Gold e Bitcoin Cash), se você possuir a chave privada do seu endereço, você automaticamente vai possuir o mesmo número da moeda que surgir, não necessitando de ninguém para lhe enviar ou dar suporte.

Os métodos mais seguros de armazenar seus bitcoins, e consequentemente suas chaves privadas, são através de Hardware Wallets. As Hardware Wallets são dispositivos que contam com um sistema criptográfico que armazena sua chave privada e a deixa inviolável, além de serem fáceis de manusear. Se você possui uma quantia de bitcoins que lhe permite adquirir uma Hardware Wallet, é altamente recomendável que você faça isso. Paper Wallets (carteiras de papel) também são muito seguras, mas para criar uma é muito trabalhoso. Este artigo faz uma comparação entre Hardware Wallets e Paper Wallets.Assim, se você quer ter o controle sobre seu bitcoins, armazene-os numa carteira onde você controle a chave privada, como uma TREZOR, Ledger ou Paper Wallet.

 

Texto de Otavio Bonder.